NotíciasBenefícios

Celular 100% GRÁTIS para quem está no Bolsa Família: a melhor notícia de HOJE

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente existem mais de 160, 4 milhões de brasileiros com telefone celular pessoal. A tendência é que esse número aumente cada vez mais, dada a necessidade que o dispositivo gera e representa.

Hoje, o aparelho celular guarda as principais informações pessoais, profissionais e financeiras de um cidadão. É através dele que muitos desenvolvem seus trabalhos, movimentam a conta bancária e se relacionam com outras pessoas.

Para diversos especialistas, os dispositivos móveis são uma extensão do corpo físico e “social” de uma pessoa. Ainda assim, existem muitos que continuam sem acesso à conexão com internet e sem acesso ao próprio aparelho.

Pensando nisso, o governo federal lançou uma nova ação de caráter social que visa ampliar o acesso á tecnologia, especialmente para os brasileiros em situação de vulnerabilidade. Isso inclui, consequentemente, os beneficiários do Bolsa Família.

Quer ganhar um celular na faixa para ter mais acessibilidade? Quem está no CadÚnico pode ter acesso ao aparelho sem saber.
Quer ganhar um celular na faixa para ter mais acessibilidade? Quem está no CadÚnico pode ter acesso ao aparelho sem saber- foto: bolsadafamilia.com.br.

Governo entrega celular para brasileiros do Bolsa Família; entenda

O programa chamado de “Internet Brasil” tem o objetivo de disponibilizar smartphone e chip com acesso à internet sem custos para milhões de pessoas.

No caso, não apenas o Bolsa Família, mas o próprio Cadastro Único para programas sociais (CadÚnico) é a porta de entrada para se inscrever no programa.

Lembre-se de que para ser elegível no CadÚnico, a pessoa deve comprovar situação de vulnerabilidade social, com renda familiar não pode ser superior a três salários mínimos. Isso representa um valor mensal de R$ 4.233,00. No entanto, a renda per capita não deve ultrapassar os R$ 706 (meio salário mínimo).

Como se inscrever para receber

O processos de inscrição deve ser feito diretamente junto a uma unidade do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da sua cidade.

Lá, os agentes públicos farão o cadastro no CadÚnico e nos programas sociais aos quais a pessoa terá direito. Esses programas incluem o “Internet Brasil”, responsável pela distribuição de celular e chip.

Vá a uma unidade do CRAS com os documentos pessoais; como:

  • Certidão de Nascimento;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de endereço;
  • Comprovante de renda;
  • Certidão de Casamento;
  • Carteira de Trabalho;
  • Registro Geral (RG); e outros.

Você também pode utilizar o aplicativo do CadÚnico, para Android e iOS, e realizar o pré-cadastro de modo online.

Visite o site oficial do mops: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mops/ que oferece informações sobre os CRAS, como o portal do Ministério da Cidadania ou qualquer outro portal governamental relevante que disponibilize um mapa ou ferramenta de busca de CRAS.

O jeito mais fácil é utilizando o site do MOPS (https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mops/), selecionando seu município e conferindo os mapas das unidades:
O jeito mais fácil é utilizando o site do MOPS (https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mops/), selecionando seu município e conferindo os mapas das unidades:
Clique na área indicada para conferir a lista de unidades mais perto de você.

Localizar o CRAS mais próximo é o primeiro passo para realizar o CadÚnico e iniciar o processo de acesso aos benefícios:

1. Utilize o site do Ministério da Cidadania:

  • Acesse o site https://antigo.cidadania.gov.br/ e procure pela seção “CRAS”.
  • Insira o seu estado e município na ferramenta de busca.
  • O sistema exibirá uma lista com os CRAS da sua região, incluindo endereço, telefone, horário de funcionamento e serviços disponíveis.

2. Utilize o aplicativo “Meu CadÚnico”:

  • Baixe o aplicativo “Meu CadÚnico” em seu smartphone ou tablet.
  • Na seção “Onde Tem CRAS”, localize a unidade mais próxima de você.
  • O aplicativo também oferece outras funcionalidades, como consulta de benefícios, atualização de dados e agendamento de atendimento.

3. Entre em contato com a Prefeitura Municipal:

  • Ligue para o telefone da Prefeitura ou acesse o site oficial para obter informações sobre o CRAS mais próximo.
  • Você também pode se dirigir pessoalmente à sede da Prefeitura para solicitar essa informação.

4. Visite um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS):

  • Os CRAS são unidades públicas que oferecem diversos serviços de assistência social, incluindo o CadÚnico.
  • Para encontrar o CRAS mais próximo, você pode utilizar os métodos descritos acima.

Ao chegar ao CRAS, você será recebido por um profissional que irá orientá-lo sobre o processo de CadÚnico. Será necessário apresentar alguns documentos, como RG, CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento dos membros da família.

Consulte a lista de cidades que disponibilizam celular e chip

Por fim, infelizmente, o programa que disponibiliza celular e chip gratuitamente pelo governo federal não está ativo em todo o Brasil.

Para tanto, entre em contato com o CRAS da sua cidade para consultar a viabilidade de participar do programa Internet Brasil.

Inclusive, se você não recebe o Bolsa Família, mas acredita ter condições para receber, aproveite para conferir nossa CALCULADORA exclusiva e descubra o valor do seu possível benefício.

Rodrigo Campos

Editor do Portal Bolsa da Família. Jornalista, pós-graduado em Semiótica. Atuou em grandes veículos de imprensa do Brasil nos últimos anos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo