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Código do Gov.br não chega: o que fazer para acessar meus benefícios sociais?

A plataforma Gov.br surge como uma inovação significativa do Governo Federal, projetada para revolucionar a maneira como os cidadãos acessam serviços públicos digitais.

Essa ferramenta permite o controle unificado de acesso, criando um ambiente seguro onde, com um único conjunto de usuário e senha, os indivíduos podem acessar todos os serviços públicos digitais integrados à plataforma de Login Único.

Usuários registrados no Cadastro Único beneficiam-se enormemente do Gov.br, pois podem verificar seu Número de Identificação Social (NIS), código familiar, situação cadastral, e as datas da última e próxima atualização necessária.

Essas informações estão disponíveis tanto pelo aplicativo Cadastro Único quanto pela interface web no endereço https://cadunico.dataprev.gov.br/. A plataforma também exibe dados cruciais sobre o Responsável pela Unidade Familiar e detalhes sobre os membros da família.

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Código do Gov.br não chega: o que fazer para acessar meus benefícios sociais?
Entenda por que o código do Gov.br não está chegando – Crédito: bolsadafamilia.com.br.

A importância da atualização do Cadastro Único

O Cadastro Único concentra dados essenciais sobre famílias brasileiras em condições de vulnerabilidade social, sendo uma ferramenta chave para a implementação de políticas públicas visando a melhoria da qualidade de vida desses grupos.

Programas sociais importantes, como o Bolsa Família, dependem da atualização regular dessas informações. Cadastros não atualizados por mais de 24 meses podem ser suspensos ou cancelados, exigindo uma regularização para a retomada dos benefícios.

A atualização do CadÚnico é necessária em diversas situações, como mudança de endereço, alteração de renda, mudança no emprego, alterações na composição familiar, ou mesmo quando os filhos mudam de escola.

Código do Gov.br não chega: o que fazer para acessar meus benefícios sociais?
Saiba por que está ocorrendo o problema com o código do Gov.br – Crédito: bolsadafamilia.com.br.

Como redefinir senha do Gov.br?

Existem quatro métodos disponíveis para redefinir sua senha na plataforma GOV.BR. Confira cada uma delas:

  1. Reconhecimento Facial: Se você tem o aplicativo GOV.BR instalado no seu celular, utilize a opção de Reconhecimento Facial. Simplesmente escaneie o código QR fornecido e siga as instruções para realizar o reconhecimento facial no aplicativo. Após a verificação, você poderá estabelecer uma nova senha.
  2. Bancos Credenciados ou Internet Banking: Este método é extremamente seguro, pois envolve fazer o login na plataforma do seu banco. Depois de acessar sua conta bancária, você terá a oportunidade de criar uma nova senha para o GOV.BR. Através do Internet Banking, o procedimento é similar, e você receberá uma senha provisória que deve ser modificada assim que você entrar na sua conta GOV.BR.
  3. E-mail: Caso você tenha acesso ao e-mail associado à sua conta GOV.BR, selecione esta opção. Você deverá inserir o código que será enviado ao seu e-mail para prosseguir com a criação de uma nova senha.
  4. Celular: Se encontrar dificuldades para recuperar sua senha via e-mail, escolha a opção “Não tenho acesso a este e-mail”. Isso redirecionará você para o processo de recuperação via celular. Digite o código que receber por mensagem e defina sua nova senha. Se nenhuma dessas opções resolver seu problema, não hesite em contatar a Central de Atendimento acessando o link: https://portaldeservicos.economia.gov.br/atendimento/.

Solucionando problemas de recebimento de código de validação

Muitos usuários enfrentam dificuldades para receber mensagens de validação no celular para acesso ao Gov.br. Caso você não receba o código, é importante verificar diversos elementos:

  1. Confirme se o número de telefone registrado está correto.
  2. Verifique a qualidade do sinal da sua operadora.
  3. Certifique-se de que o serviço de envio de mensagens está ativo em seu plano de telefonia.
  4. Verifique se existem créditos disponíveis, quando aplicável.
  5. Garanta que o aplicativo Gov.br esteja instalado e que as notificações estejam ativadas.
  6. Assegure-se de que seu celular está configurado para receber notificações push.

O tempo de recebimento do código pode variar dependendo se o envio é feito por e-mail ou SMS. E-mails podem levar até 24 horas para serem entregues, enquanto mensagens SMS podem requerer alguns minutos de espera antes de uma nova tentativa de envio.

Wilson Spiler

Redator do portal Bolsa Família. Jornalista, pós-graduado em Marketing Digital e graduação em Designer Gráfico. Atuou em grandes veículos nas mais variadas funções, como Globo, SRzd, Ultraverso, entre outros.

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