Idosos com 60+ têm direito a 4 benefícios do CadÚnico: dinheiro na conta, descontos e gratuidades em um só lugar!
O Cadastro Único (CadÚnico) é uma ferramenta essencial para garantir que idosos em situação de vulnerabilidade social tenham acesso a benefícios que promovem sua qualidade de vida.
Podem se inscrever no CadÚnico pessoas idosas com mais de 60 anos e renda familiar per capita de até meio salário mínimo, até porque é necessário comprovar renda no ato da inscrição.
A inscrição é feita gratuitamente em Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e permite que os cadastrados acessem uma série de programas sociais importantes, especialmente no caso de idosos.
Benefícios exclusivos do CadÚnico para idosos
O CadÚnico possibilita que idosos em situação de baixa renda tenham acesso a direitos fundamentais. A inscrição é um processo simples, que exige a apresentação de documentos como CPF, RG, comprovante de residência e informações sobre os integrantes da família. Com o cadastro atualizado, idosos podem acessar benefícios indispensáveis para garantir maior dignidade e segurança.
Saiba mais: Extra de R$ 104 do CadÚnico para TURBINAR a renda de Natal: veja quem recebe – Bolsa Família
Carteira do Idoso
A Carteira do Idoso facilita o acesso ao transporte interestadual gratuito ou com desconto de 50% para pessoas com 60 anos ou mais que possuem renda individual de até dois salários mínimos. Mesmo que o idoso tenha outra forma de comprovar renda, a carteira torna o processo mais ágil e acessível.
O documento, que inclui informações pessoais e um QR Code para validação, pode ser emitido por municípios e pelo Distrito Federal. Caso o idoso não tenha renda comprovada, ele deve garantir a inscrição no CadÚnico para se qualificar.
Bolsa Família
O Bolsa Família também atende idosos inscritos no CadÚnico, garantindo um suporte financeiro mínimo de R$ 600 para famílias de baixa renda. Adicionalmente, o benefício inclui valores extras para famílias que possuem crianças, gestantes ou adolescentes, mas os idosos podem estar diretamente incluídos nos critérios de elegibilidade.
Para continuar recebendo, é essencial manter o cadastro atualizado, além de cumprir exigências relacionadas à educação, saúde e vacinação dos integrantes da família.
Veja outros: Seu Bolsa Família pode ter erros: veja como consertar para impedir bloqueios – Bolsa Família
Benefício de Prestação Continuada (BPC)
O BPC é um benefício de um salário mínimo, concedido a idosos com 65 anos ou mais que tenham renda per capita inferior a um quarto do salário mínimo. Não exige contribuição prévia ao INSS, mas requer que o idoso esteja inscrito e com dados atualizados no CadÚnico.
O pedido do BPC pode ser feito totalmente online, simplificando o acesso ao benefício. No entanto, o BPC não dá direito ao 13º salário nem gera pensão por morte.
Minha Casa Minha Vida
Idosos que recebem o BPC ou o Bolsa Família podem ser contemplados pelo programa Minha Casa Minha Vida, com isenção total das prestações. Para famílias que já quitaram 60 parcelas do programa, a quitação do imóvel é realizada automaticamente.
O agente financeiro, como a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil, identifica os beneficiários e os convoca para formalizar o processo. Essa isenção vale para novos contratos e para aqueles já em vigor, garantindo segurança habitacional para idosos cadastrados no CadÚnico.
Saiba mais: Novas unidades do Minha Casa Minha Vida em 2025: veja como conseguir casa sem pagar NADA! – Bolsa Família