NotíciasBenefícios

Pé-de-Meia já começou? Confira quando ocorrem os depósitos de abril!

Muitos se perguntam se o Pé-de-Meia já começou, esperando os depósitos do mês vigente. Felizmente, o governo já liberou o calendário.

O programa Pé-de-Meia já começou a transformar a realidade de milhares de estudantes brasileiros, oferecendo uma ajuda financeira que estimula a permanência nas escolas públicas de ensino médio. Afinal, trata-se do período em que mais alunos precisam deixar a escola para trabalhar.

Essa iniciativa do governo federal busca, além de garantir o acesso à educação, reduzir as taxas de evasão escolar entre jovens de baixa renda, o que reforça o compromisso social com o futuro do país. Por isso, ele realiza pagamentos mensais que ajudam na renda dos alunos.

Criado pelo Ministério da Educação, o Pé-de-Meia estabelece um ciclo de pagamentos que acompanha o estudante ao longo dos três anos do ensino médio, premiando matrícula, frequência, conclusão e participação no Enem, além de gerar autonomia financeira desde cedo.

O pagamento do Pé-de-Meia já começou. Confira quando você vai receber.
O pagamento do Pé-de-Meia já começou. Confira quando você vai receber. / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / bolsadafamilia.com.br

Pé-de-Meia deve pagar mais uma parcela em abril

A nova etapa de pagamentos do Pé-de-Meia já começou e promete movimentar o mês de abril para estudantes do ensino médio de escolas públicas em todo o Brasil. Essa rodada inclui tanto alunos veteranos quanto estudantes que ingressaram no 1º ano em 2025.

O valor de R$ 200, referente ao incentivo-frequência, será depositado diretamente nas contas digitais da Caixa, permitindo o uso imediato do dinheiro assim que o crédito for liberado. Assim, até o final do ano, o aluno terá conquistado um bom montante.

A cada nova rodada, o Ministério da Educação busca assegurar que estudantes beneficiados mantenham o compromisso com a frequência escolar, uma vez que esse é o principal critério para o pagamento da bolsa mensal, não dependendo de inscrição além disso.

O governo federal vincula o repasse ao cumprimento de, pelo menos, 80% de presença nas aulas, o que reforça a disciplina escolar e incentiva a continuidade nos estudos. Caso o estudante regularize pendências, o valor retido poderá ser pago em outra data, o que evita prejuízos financeiros.

Quem vai receber o benefício?

A lista de contemplados abrange jovens de famílias de baixa renda, que estão devidamente inscritos no CadÚnico e possuem renda familiar mensal per capita inferior a meio salário mínimo. O processo de adesão acontece de forma automática, o que dispensa qualquer tipo de inscrição manual.

Além disso, o estudante precisa ter entre 14 e 24 anos, estar matriculado em uma escola pública de ensino médio e ter um CPF válido, exigência que permite o depósito automático nas contas criadas pela Caixa Econômica Federal.

Saiba mais: Como funciona o empréstimo com garantia de veículo para negativado? Vale a pena? – Bolsa Família

Pé-de-Meia já começou?

Sim, o calendário de pagamentos do Pé-de-Meia já começou e segue uma organização que respeita o mês de nascimento dos estudantes beneficiados. Além disso, essa logística oferece previsibilidade ao aluno, que pode se programar com antecedência para utilizar o valor assim que ele for liberado.

Data do PagamentoEstudantes Nascidos em
23 de abrilJaneiro e Fevereiro
24 de abrilMarço e Abril
25 de abrilMaio e Junho
28 de abrilJulho e Agosto
29 de abrilSetembro e Outubro
30 de abrilNovembro e Dezembro
Fonte: Caixa

MEC vai realizar pagamentos retroativos

Além dos pagamentos regulares, o Ministério da Educação confirmou que os estudantes que regularizaram pendências recentes também vão receber valores retroativos. Essa medida contempla parcelas referentes a 2024, bloqueadas por falhas de frequência ou atraso de documentação.

O governo, dessa forma, garante que ninguém perca o direito ao benefício, desde que todas as exigências estejam devidamente cumpridas. Entre os valores retroativos, estão inclusos incentivos pela participação no Enem e bônus pela conclusão do ensino médio.

Veja outros: Saque FGTS bloqueado? Veja como resolver o problema para receber! – Bolsa Família

Como sacar o pagamento?

O valor de R$ 200 é depositado nas contas poupança digitais da Caixa, que ficam acessíveis pelo aplicativo Caixa Tem. Estudantes com 18 anos ou mais conseguem movimentar o valor livremente, usando o aplicativo para transferências, pagamentos ou saques em caixas eletrônicos.

Já os menores de idade só conseguem movimentar o dinheiro com autorização prévia dos seus responsáveis legais. Além da facilidade no acesso, o valor não exige que o estudante conclua o ensino médio para ser utilizado, o que garante autonomia financeira imediata.

Que horas o Pé-de-Meia cai na conta?

O valor do Pé-de-Meia costuma ser creditado logo nas primeiras horas do dia. No entanto, por conta de fatores técnicos, como instabilidade dos sistemas bancários ou alta demanda em datas específicas, o valor pode ser visualizado apenas após as 9 horas.

Como saber se recebi a parcela?

Para descobrir se o pagamento do Pé-de-Meia já caiu na conta, o estudante precisa acessar o aplicativo Jornada do Estudante. Com o número do CPF e uma conta ativa no Gov.br, mesmo no nível bronze, já é possível consultar o status do pagamento. Além disso, o aplicativo oferece outras informações.

Pagamento não caiu, o que eu faço?

Caso o valor não esteja disponível, o estudante deve, antes de tudo, conferir novamente o aplicativo Jornada do Estudante. Caso persista a dúvida, é possível consultar também o Caixa Tem, o Portal Cidadão da Caixa ou entrar em contato com a Central de Atendimento do MEC pelo número 0800 616 161.

Além desses canais, a escola pode fornecer informações sobre o envio correto dos dados ao sistema, o que resolve rapidamente situações de bloqueio ou atraso. O importante é sempre manter frequência mínima de 80% para garantir o recebimento das parcelas mensais.

Não perca: Confira onde cai o dinheiro do PIS e descubra quanto você recebe este ano! – Bolsa Família

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo