NotíciasBenefícios

INSS está notificando segurados que vão ser reembolsados: veja como consultar seu caso

Os segurados que serão reembolsados pelo INSS estão recebendo notificações através do app, mas muitos encontram dificuldades de acesso.

Milhares de aposentados e pensionistas perceberam que seus benefícios foram reduzidos por cobranças não autorizadas. Esses descontos indevidos do INSS surgiram por meio de convênios firmados com sindicatos e associações, que muitas vezes incluíam o segurado automaticamente em seus quadros.

Esse tipo de desconto tem afetado diretamente a renda mensal dos beneficiários, comprometendo o orçamento de quem já depende exclusivamente da aposentadoria ou pensão para pagar contas e manter a qualidade de vida.

O Instituto Nacional do Seguro Social, ao identificar essas irregularidades, iniciou um processo de notificação para que os segurados possam contestar as cobranças e solicitar o reembolso dos valores pagos de forma indevida. Por isso, é importante aprender e se informar.

Se você vai receber o reembolso do INSS, veja como acessar o app para conferir a notificação.
Se você vai receber o reembolso do INSS, veja como acessar o app para conferir a notificação. / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / bolsadafamilia.com.br

INSS está notificando beneficiários que receberão reembolso

O INSS começou a notificar, desde a última terça-feira, cerca de 9,5 milhões de aposentados e pensionistas sobre descontos realizados por entidades associativas. A iniciativa faz parte de uma ação do governo para corrigir cobranças sem autorização, que ocorreram nos contracheques de beneficiários.

Os avisos são direcionados para que os segurados possam verificar se autorizaram ou não os débitos e, se for o caso, contestar as cobranças para reaver os valores. Para isso, o INSS disponibilizou o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas” no aplicativo e no site Meu INSS, além do telefone 135.

Ao acessar esse recurso, o beneficiário poderá visualizar o nome da associação que aplicou os descontos e indicar se reconhece ou não a cobrança. Após a contestação, a entidade responsável pelo débito terá até 15 dias úteis para apresentar uma justificativa com documentos que comprovem a autorização.

Caso a entidade não consiga comprovar a legalidade do débito, o valor deverá ser devolvido ao beneficiário, por meio de ressarcimento direto na conta onde ele já recebe sua aposentadoria ou pensão. No entanto, não há ainda um prazo exato para o repasse do dinheiro.

Veja mais: Esta modalidade de aposentadoria te permite descansar mais cedo: veja quem tem direito! – Bolsa Família

Diversos segurados têm dificuldade de acessar o app Meu INSS

Apesar da abertura do serviço para contestação dos descontos, muitos segurados enfrentam dificuldades ao tentar acessar o aplicativo Meu INSS. Entre os principais problemas relatados estão a lentidão na navegação, falhas ao fazer login e a ausência de informações sobre os valores descontados.

Há relatos que demonstram que a notificação foi útil para alertar sobre o problema, mas não tem sido suficiente para garantir o acesso ao direito. Segurados descobrem os descontos, porém ainda não conseguem formalizar o pedido de devolução no aplicativo.

Há o caso de servidores que acompanham seu contracheque mensalmente, conseguiram solicitar o ressarcimento, mas não sabem quanto exatamente perderam, pois o valor não é informado no sistema, o que torna o pedido complexo.

Ainda assim, muitos usuários não têm familiaridade com o uso de aplicativos, especialmente os mais idosos, o que dificulta a navegação pelas plataformas digitais. Isso reforça a necessidade de instruções claras e detalhadas para que todos consigam acessar as informações e exercer seus direitos.

Veja outros: Contratação de consignado está suspensa pelo INSS: entenda! – Bolsa Família

Como acessar o aplicativo para conferir as notificações?

Para garantir que qualquer aposentado ou pensionista consiga verificar as notificações e contestar os descontos, é fundamental seguir um passo a passo simples e direto. Veja como acessar o app Meu INSS mesmo que você não tenha experiência com tecnologia:

  1. Pegue seu celular e vá até a loja de aplicativos (App Store, se for iPhone, ou Play Store, se for Android).
  2. No campo de busca, digite “Meu INSS” e toque em “Instalar” ou “Baixar”.
  3. Após instalar o aplicativo, abra-o e toque na opção “Entrar com gov.br”.
  4. Digite seu CPF e toque em “Continuar”.
  5. Caso já tenha uma senha cadastrada, digite-a e prossiga. Se não tiver, toque em “Esqueci minha senha” e siga as instruções para criar uma nova.
  6. Depois de entrar, vá para o campo “Do que você precisa?” e escreva “Consultar descontos de entidades”.
  7. Clique na opção correspondente, leia com atenção as informações que aparecem e veja se há alguma associação listada.
  8. Marque se você autorizou ou não o desconto.
  9. Informe seu e-mail e telefone para contato.
  10. Marque a opção confirmando que as informações são verdadeiras e clique no botão “Enviar Declarações”.

Ao seguir esses passos, você garante que sua contestação será registrada no sistema do INSS, e poderá acompanhar a resposta diretamente pelo aplicativo ou telefone 135.

Cuidado com golpes do reembolso

Durante esse processo de reembolso, o INSS alerta para o risco crescente de golpes, especialmente por meio de mensagens falsas enviadas por WhatsApp, SMS ou ligações telefônicas. O Instituto reforça que não entra em contato por esses meios para tratar de devolução de valores, senhas ou dados bancários.

Todas as informações e interações devem ocorrer exclusivamente pelos canais oficiais, como o aplicativo Meu INSS, o site oficial ou o telefone 135. Golpistas se aproveitam da falta de informação de alguns beneficiários para aplicar fraudes, solicitando documentos sob o pretexto de agilizar o processo.

Muitas vezes, utilizam nomes de entidades conhecidas ou até tentam se passar por funcionários do INSS para enganar as vítimas. Para garantir a segurança, nunca compartilhe senhas, códigos de acesso, números de conta ou qualquer dado pessoal por mensagens ou ligações não solicitadas.

Veja mais: Atrasados do INSS já têm data de pagamento: veja como consultar sua parcela! – Bolsa Família

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo