Bloqueio e desbloqueio do Cartão Cidadão: o que fazer em caso de perda ou senha errada
Guia rápido para resolver problemas com o Cartão Cidadão, ferramenta essencial para sacar o PIS, FGTS e outros benefícios sociais.
O Cartão Cidadão é um instrumento vital para milhões de brasileiros. Ele permite que você saque diversos benefícios sociais e trabalhistas, como o PIS/PASEP, o Abono Salarial, parcelas do Seguro-Desemprego e o FGTS.
Ele simplifica o acesso a esses valores. Com o cartão, você pode sacar o dinheiro em caixas eletrônicos da Caixa, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, sem precisar enfrentar filas na agência.
No entanto, é muito comum que o cartão seja bloqueado ou que a pessoa esqueça a senha. Ficar sem o Cartão Cidadão por muito tempo pode atrasar o recebimento de uma ajuda financeira importante.
Saber os procedimentos corretos para desbloquear ou pedir uma segunda via é a melhor forma de garantir seu acesso rápido aos benefícios. A boa notícia é que grande parte dos problemas pode ser resolvida pelo telefone.
Desbloqueio e recuperação de senha
Se o seu cartão bloqueou por erro de digitação da senha ou se você simplesmente esqueceu qual é o código, siga este caminho:
- Ligue para o 0800 726 0207 (Atendimento Caixa ao Cidadão): Esta é a central de atendimento para o Cartão Cidadão.
- Siga as orientações: O sistema vai pedir seus dados pessoais, como número do NIS e CPF.
- Crie uma nova senha: Você poderá cadastrar uma nova senha, de seis dígitos, por telefone.
- Desbloqueio presencial (se necessário): Em alguns casos de bloqueio por segurança, pode ser que você precise ir a uma agência da Caixa ou em uma Casa Lotérica para fazer o desbloqueio final.
Lembre-se de ter em mãos um documento de identificação (RG ou CNH) e o número do seu NIS (Número de Identificação Social) na hora de ligar.
O que fazer se o cartão for perdido ou roubado
Se você perdeu ou teve o Cartão Cidadão roubado, aja imediatamente para evitar que outras pessoas usem seu benefício:
- Comunique a perda: Ligue para o 0800 726 0207 para bloquear o cartão imediatamente.
- Solicite a segunda via: A solicitação da nova via é feita durante a ligação.
- Aguarde a entrega: O novo cartão será enviado para o endereço que está cadastrado na Caixa.
- Cadastre uma nova senha: Quando o novo cartão chegar, você terá que cadastrar uma nova senha (novamente, pode ser por telefone ou na Lotérica/Caixa).
É fundamental que o seu endereço residencial esteja atualizado no Cadastro Único e na Caixa. Se o endereço estiver errado, o novo cartão pode ser entregue no local incorreto.
Enquanto você espera o novo cartão, é possível sacar alguns benefícios diretamente nas agências da Caixa com um documento de identificação com foto. Consulte sempre o 0800 antes de sair de casa.





